Dúvidas frequentes
-
A ressonância magnética é um exame seguro e não invasivo, mas possui alguns limitantes para a realização. Durante o agendamento é extremamente importante informar a presença de marca-passo cardíaco, implantes cocleares, aparelhos oculares, próteses, expansores mamários, aparelho ortodôntico, clipes, fixadores ortopédicos externos ou quaisquer objetos metálicos (informar localização, tipo de material).
-
Nossa equipe irá orientá-lo na realização de um exame seguro ou contraindicar a realização nos casos em que for imprescindível.
-
A falta dessas informações (agendamento) no dia do exame pode impedir ou atrasar a realização do procedimento.
-
Gestantes devem evitar realizar o procedimento no primeiro trimestre, salvo algumas exceções (risco-benefício).
-
Em alguns exames, será necessário injeção da substância gadolínio (contraste da RM). Apesar de existir um índice extremamente baixo de reação alérgica, pode haver a necessidade de preparo antialérgico, que se iniciará 13 horas antes do exame (paciente identificado no agendamento com histórico de alergia será encaminhado à clínica, para conversar com a equipe de enfermagem, que identificará junto ao médico a necessidade ou não da pré-medicação).
-
Disponibilizamos o serviço de anestesiologia a pacientes claustrofóbicos, crianças, portadores de necessidades especiais, internados em UTI ou com queixas álgicas intensas.
-
Piercing: deve ser removido como qualquer outro objeto metálico removível.
-
No dia do exame, não comparecer com cabelos molhados. Se possível, vir com roupas sem presença de metais.
-
Para as indicações de uso do contraste, é importante apresentar o resultado de creatinina recente (realizado nos últimos 30 dias) em pacientes acima de 70 anos, ou com as seguintes condições clínicas: quadro de doença renal aguda ou crônica, realizado transplante renal ou procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias.
-
Pacientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel, dependendo da região de interesse, precisam retirá-lo antes do procedimento. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade das imagens, não oferecem risco.
-
Quanto a tatuagens e maquiagem definitiva, não há contraindicações absolutas para a realização do exame, apenas não se recomenda que indivíduos com tatuagens ou maquiagem definitiva recentes, feitas há menos de um mês, sejam submetidos à ressonância magnética. Quando a região da tatuagem e a do exame coincidem, podem surgir aquecimento e irritação no local em alguns casos.
-
Orientamos pais/responsáveis a trazerem as crianças vestidas com roupas sem presença de metal e retirar os adereços de metal antes de realizar o exame (ex.: brincos).